sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Fisioterapia para Retenção Urinária

A maioria das pessoas se sente desconfortável em discutir seus problemas de controle da bexiga ​​com os amigos, familiares e o médico. Mas se você não consegue esvaziar a bexiga, você não está sozinho.

Definição


A retenção urinária é definida como a incapacidade total ou parcial de esvaziar a bexiga1.Sofrer de retenção urinária significa que você poderá não conseguir começar a urinar ou, se conseguir começar a urinar, você não conseguirá esvaziar completamente a bexiga.

Sintomas


Os sintomas de retenção urinária podem incluir:
  • Dificuldade em começar a urinar
  • Dificuldade em esvaziar a bexiga totalmente
  • Gotejamento ou fluxo de urina fraco
  • Perda de pequenas quantidades de urina durante o dia
  • Incapacidade de sentir quando a bexiga está cheia
  • Aumento da pressão abdominal
  • Falta de vontade de urinar
  • Tensão e esforço para forçar a saída da urina da bexiga
  • Micção frequente
  • Noctúria (acordar mais de duas vezes à noite para urinar)

Causas


Existem dois tipos gerais de retenção urinária: obstrutiva e não obstrutiva. Se houver uma obstrução (por exemplo, pedras nos rins), a urina não consegue fluir livremente através do trato urinário. Causas não obstrutivas incluem músculo fraco da bexiga e problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga. Se os nervos não estão funcionando adequadamente, o cérebro não consegue receber a mensagem de que a bexiga está cheia.
Algumas das causas mais comuns da retenção urinária não obstrutiva são:
  • AVC - Acidente Vascular Cerebral 
  • Parto vaginal
  • Lesão ou trauma pélvico
  • Comprometimento da função dos músculos ou nervos devido a medicação ou anestesia
  • Acidentes que causam lesões no cérebro ou na medula espinhal
A retenção obstrutiva pode resultar de:
  • Câncer
  • Pedras nos rins ou na bexiga
  • Aumento da próstata (Hiperplasia Prostática Benigna) em homens

Diagnóstico


Converse com o/a seu/sua médico/a sobre os sintomas e como eles afetam sua vida cotidiana. Seu médico irá fazer um diagnóstico baseado nos sintomas.
Tratamento
Autocateterismo
Seu médico pode recomendar autocateterismo intermitente, um procedimento em que você insere um cateter no trato urinário o tempo suficiente para esvaziar a bexiga e, em seguida, remove o mesmo, em intervalos regulares.

Técnicas comportamentais

Algumas pessoas podem reduzir os sintomas de retenção urinária com mudanças no estilo de vida, alterações na dieta e na ingestão de líquidos, reeducação da bexiga, exercícios de Kegel ou outros tipos de terapia física.

Medicamentos

O/A seu/sua médico/a pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar os sintomas da retenção urinária. Alguns desses medicamentos ajudam o músculo da bexiga a se contrair melhor e podem melhorar a sua capacidade de urinar.

FISIOTERAPIA

Neuromodulação Sacral 

A neuromodulação sacral utiliza pulsos elétricos suaves para modular os nervos que controlam a bexiga e os nervos que controlam os músculos relacionados com a micção. Isso ajuda o cérebro e os nervos a se comunicar, de forma que a bexiga consiga funcionar adequadamente. A neuromodulação sacral é um tratamento reversível, que pode ser interrompido a qualquer momento ao desativar ou retirar o dispositivo.
*A neuromodulação sacral não é indicada para a retenção urinária obstrutiva. Nem todas as formas de retenção urinária não-obstrutiva podem ser tratada com neuromodulação sacral.
Biofeedback
Através do Biofeedback é possível controlar nossos processos fisiológicos de forma a poder aumentar o nível de relaxamento, aliviar a dor ou monitorar a atividade muscular. 

A Eletromiografia de Superfície, (s)EMG é um recurso muito utilizado na aplicação das técnicas de biofeedback. Para monitorar a atividade muscular, o aparelho capta sinais elétricos muito fracos emitidos pelos músculos e os transformam em informação de forma que possa ser entendida e quantificada pelo paciente através de gráficos ou algum tipo de efeito sonoro, informando-o sobre seu desempenho. Dessa forma o biofeedback é um instrumento valioso na avaliação e diagnóstico da atividade elétrica muscular nas terapias físicas e ocupacionais e auxiliando no tratamento de diversas condições patológicas musculares e neuromusculares. 

2 comentários:

  1. Peço desculpa por colocar esta questão, mas não estou a conseguir encontrar resposta. A minha mulher está algaliada há 3 meses. É muito tempo. Tem estado porque está com mobilidade reduzida. Mas está melhor e em breve deixará de precisar de algália. A nossa dúvida é sobre o depois. E se a bexiga perdeu a capacidade de reter ou expelir a urina. O que se pode fazer? Massagem na zona, serve? Terá que ser com os choques eléctricos? Será necessário ir a uma consulta de urologia? Ou um médico nefrologista pode tratar disso? (A minha mulher teve um problema renal e tem uma consulta marcada com o nefrologista)

    Afinal foram várias questões. Agradeço desde já a sua atenção.

    ResponderExcluir
  2. Ela deve consultar um urologista, mas os recursos para essa disfunção seriam a eletro estimulação e Bio feedback.

    ResponderExcluir